A VIDA NÃO É DIA SIM, DIA NÃO !

A VIDA NÃO É DIA SIM, DIA NÃO !

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Rubrica Beleza #2

Como segundo post desta Rubrica decidi escolher como tema os diferentes tipos de pele e os cuidados que se devem ter com ela.

Uma pele normal, isto é, fina e elástica, sem problemas particulares, necessita também de cuidados, tais como limpar e hidratar a pele diariamente. Também a aplicação de um exfoliante e uma máscara é deveras importante, quando seja ocasionalmente. Utilizar um bom creme de noite, pois é a melhor altura do dia para tratar do rosto, onde há uma melhor absorção dos activos essencias quando existe repouso.

Já a pele seca, que tem como características ser muito fina, com poros fechados, com tendência a "escamar" e baça, deve-se hidratar e nutrir com um creme apropiado de manhã e à noite. Ter em atenção a estação do ano, pois por exemplo no Inverno a utilização do creme deve ser reforçada.

Pele desidratada, muito seca, baça, "escamada", áspera, desconfortável e com o aparecimento precoce de rugas deve de ser hidratada intensivamente com cremes apropiados de dia e de noite. Para quem tiver uma pele assim, beber de um a dois litros de água por dia é fundamental.

Para quem tem uma pele oleosa, com poros dilatados e cheios de impurezas, o aparecimento de imperfeições na pele é inevitável. Cuidar da pele diariamente de manhã e à noite, com um gele de limpeza purificante, com o seguimento de um tónico e por fim o creme de dia. Devem evitar beber álcool, café, locais com muito fumo e fazer uma alimentação variada.

Uma pele mista, quer dizer que a parte central do rosto é mais oleosa, a chamada de "zona T" e as faces mais secas e os cuidados a ter com ela são a aplicação de um gel ou creme, duas vezes por dia. Nunca esquecendo que antes de se deitar deverá sempre retirar a maquilhagem, pois durante o sono a pele absorve os componentes dos produtos.

Por último, a pele sensível, sujeita a reações de irritação, vermelhão e que reage facilmente às agressões do meio ambiente, deve ser limpa com uma loção suavizante de manhã e à noite e protegida com um creme protector de dia. O creme de rosto deve conter um índice elevado de protecção solar e os produtos de limpeza com cheiro e cor devem ser evitados.

Não importa o tipo de pele ou a idade, a pele deve ser sempre uma parte do corpo bem conservada e cuidada !

2 comentários:

  1. Eu tenho a pele oleosa. É super irritante. :/
    Mas estou em tratamento porque tenho um tipo de acne grave. (Já tive que fazer umas sessões de laser que magoam imenso.)
    Evito beber álcool, agora. Mas a minha alimentação não é muito variada porque eu gosto de pouca coisa. Bah!
    Mas são bons conselhos. :)

    ResponderEliminar