A VIDA NÃO É DIA SIM, DIA NÃO !

A VIDA NÃO É DIA SIM, DIA NÃO !

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Cheguei ao meu limite

Uma pessoa investe mais de 2.000€ num curso de informática, inglês e espanhol, tem bons resultados e nem isso adianta para se conseguir um emprego. Só vos digo que me apetece fugir daqui. Portugal é mesmo um país para burros. E digo isso com muita razão, pois o Estado só sabe beneficiar gente que literalmente andou a passear os livros na escola e depois decide recorrer aos tais cursos onde têm tudo pago. É alimentação, é passe, é livros, é estágios, é tudo e mais alguma coisa. Tudo bem que há pessoas que precisam destes cursos, porque os pais não têm dinheiro para sustentar uma situação escolar normal.  Sempre fui contra estes cursos e sempre o vou ser. A maior parte dos alunos que os frequentam só lá andam porque é mais fácil, porque não cansa, porque têm de gastar o dinheiro noutras coisas mais importantes, como tabaco, álcool ... Enfim. Se eu andei 12 anos na escola sem reprovar, acho que merecia arranjar qualquer coisita para ganhar dinheiro e conseguir assim acabar a minha licenciatura. É que não exijo receber um ordenado ao fim do mês para o gastar em saídas à noite, em tabaco, drogas ou materialismos. Há dias em que só penso em emigrar. É que já me cansei desta situação toda. Aqui, neste país, não vou a lado nenhum. Nem eu, nem ninguém.

6 comentários:

  1. Partilho do mesmo sentimento que tu. Encontro-me na mesma situação, ando à procura de trabalho e fui chamada para entrevista de algo que não é nem de perto aquilo que eu gostava e aquilo que vai de encontro às minhas competências, mas infelizmente é o que arranjei. Emigrar também já foi uma ideia mais longínqua do que é agora para mim.

    ResponderEliminar
  2. também sou contra esses cursos, porque a maior parte das pessoas que os frequentam estão lá porque querem ir pelo caminho mais fácil

    ResponderEliminar
  3. Concordo e tal como tu gostava de arranjar algo, nem que fosse part-time, para puder ajudar a pagar este curso agora. Mas não me aparece nada. No final, se nada resultar vou ter mesmo que tentar noutros países. É algo que eu e ele falamos cada vez mais!

    ResponderEliminar
  4. É verdade Bárbara , é uma pena porque o nosso país em termos geográficos é muito bonito. Mas para viver cá, a vida não está fácil não.

    ResponderEliminar
  5. pois, eu estou na mesma situação que tu. E pior ainda é que o mestrado que eu quero tirar não existe em portugal! Terei de ir para outro pais obrigatoriamente!

    ResponderEliminar
  6. Eu estou num curso profissional, tenho subsídio de alimentação e pagam o transporte que uso... Os livros não são pagos e não são tão baratos quanto as pessoas pensam. Não é mais fácil que o ensino regular, é completamente diferente. A diferença a que vocês chamam "facilitismo" é que temos mais aulas práticas do que vocês, pois temos de ficar aptos a entrar no mundo do trabalho. Se no 12º ano tiver módulos em atraso reprovo logo 3 anos (fico apenas com o 9º ano) e tenho de pagar os 3 anos de curso. Temos a PAP (prova de aptidão profissional) em que temos de inventar algo de acordo com o curso em que estamos e temos de falar para uma plateia enorme e júris. Não me venham dizer que é mais fácil porque não é, é diferente. Onde se não estudares tens más notas e acabas por reprovar.

    ResponderEliminar